Método FHAS
Formando Hábitos Saudáveis

Para diminuir o risco de doenças crônicas (obesidade, pressão alta, colesterol alto, diabetes…) na vida adulta, devemos implementar hábitos saudáveis o mais precocemente possível, de preferência desde a infância.

Mas isso não é uma tarefa fácil!

A correria do dia-a-dia, a oferta e propaganda de alimentos ultra-processados e os hábitos familiares pouco saudáveis aliados à desinformação, são alguns dos fatores que influenciam muito a aquisição e manutenção dos hábitos saudáveis.

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para ensinar crianças e adolescentes a dormirem bem, comer frutas e legumes, diminuírem o tempo de tela e praticarem mais atividade física… 

Mas nem tudo está perdido! 

Após mais de 15 anos de estudos e experiência clínica, vendo as dificuldades mais frequentes que as famílias passam quando decidem melhorar seus hábitos, desenvolvemos esse método para, de uma forma divertida, te ajudarmos a mudar essa situação. 

Preparados? Então vamos lá!

 Você sabe o que é SAÚDE?

Saúde é um estado de completo bem-estar
físico, mental e social,
e não apenas a ausência de doenças.

OMS

Por isso nós temos que tomar muito cuidado ao pensar em mudar hábitos pois dependendo da forma que o assunto é abordado, podemos causar outro problemas, como compulsão alimentar, ansiedade e depressão, entre outros.

O que devemos fazer:

  • aprender e ensinar para a criança, de forma que ela entenda e um pouco de cada  vez, sobre alimentação saudável, uso adequado das telas, prática de atividade física, sono e respeito aos sinais do corpo.
  • dar exemplo (não dá para querer que a criança coma salada se ninguém na casa come, né?)
  • estimular e participar das mudanças (além das crianças adorarem nossa companhia, ainda melhoramos nossa saúde também!)
  • estar sempre atento e respeitar os sinais do corpo (não precisa “limpar o prato” se a criança está satisfeita!)

Devemos evitar:

  • brigar para sermos obedecidos (mas isso não significa deixar a criança fazer o que quer não, temos que ter autoridade, mas com carinho, sem estresse)
  • proibir alimentos (você já percebeu que quanto menos chance de comer algo a gente tem, mas vontade a gente tem de comer?)
  • ver como sofrimento ou como impossível a mudança de hábito (sabe aquele pensamento: “tadinho… mas ele gosta tanto do joguinho do celular…”, ou “ele só come isso…”, ou “… vou dar o celular só assim ele fica quieto e me deixa fazer minhas obrigações…”

E aí? Prontos para pegar o caminho em direção a uma vida saudável?

A gente sabe que não é fácil deixar de fazer coisas que já estamos habituados... de vez em quando tomamos atitudes e nos arrependemos depois... acontece! E acontece com todo mundo!!! A gente só não pode desistir! E é sempre bom ter alguém para você conversar sobre seus progressos e dificuldades...

Se você quer mudar os hábitos da sua família e não sabe por onde começar, estamos abrindo uma nova turma da Mentoria dos Hábitos Saudáveis, em que serão discutidos vários assuntos relacionados aos hábitos saudáveis. Se você quiser saber mais, clique no botão abaixo.

E se você quiser outras opções, estão no forno e devem ser lançadas primeiro semestre de 2024:

  • o curso do Método FHAS, que você poderá escolher entre as versões com e sem acompanhamento
  • um livro muito interessante e interativo, com uma aventura seguindo o método FHAS
... e não devem demorar muito para chegar!

Se você quiser ser avisado dos lançamentos, clique no botão e preencha o questionário: